

Liberação miofascial
A liberação miofascial é uma terapia manual que previne lesões e alivia dores musculares. O método é utilizado na fisioterapia com aparelhos específicos ou somente com as mãos, pressionando pontos específicos do corpo a fim de liberar o tecido fibroso que reveste os músculos, chamado fáscia. Além de aliviar dores e tensões, a liberação miofascial melhora a disposição e agilidade, e o rendimento em séries intensas de exercícios.
Quando uma lesão ou dor muscular acontece é porque, geralmente, ocorreu alguma disfunção e/ou sobrecarga na camada miofascial do corpo, fazendo com que ela se torne mais espessa, rígida e aderida aos músculos. O tecido miofascial ou fáscia é o conjunto de tecidos, nervos e vasos sanguíneos que envolvem cada músculo. Ele é feito de elastina e colágeno e, por isso, facilita o deslizamento dos músculos entre si.
A restauração dos grupos musculares acontece conforme a massagem é aplicada. A cada movimento, a textura da fáscia é alterada, devolvendo a força e a elasticidade aos músculos.
Indicação:
Dores musculares crônicas ou localizadas
Tensões e rigidez muscular (especialmente em costas, pescoço e ombros)
Fibromialgia
Síndrome miofascial
Recuperação pós-treino ou pós-lesão
Melhora da postura e flexibilidade
Preparação ou recuperação muscular para atletas
Dores causadas por estresse e má postura
É uma técnica muito eficaz para quem sente que os músculos estão "duros" ou "travados", ajudando a restaurar o movimento natural do corpo.


