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Beba mais Água

No corpo humano a água é o principal constituinte (entre 70% a 75%) e sua quantidade depende de vários fatores estabelecidos durante a vida do indivíduo, entre eles a idade, o sexo, a massa muscular, o aumento ou perda de peso, o tecido adiposo, e até mesmo a gravidez ou lactação.

 

Beber água é fundamental para a saúde e, além de trazer diversos benefícios e manter o corpo hidratado, pode ajudar também na perda de peso. Estudos mostram que beber água antes das refeições ajuda a emagrecer já que ela distende o estômago, aumentando a sensação de saciedade e diminuindo a fome. Além disso, a água gelada antes das refeições faz o corpo trabalhar mais e ajuda ainda a queimar mais calorias.

 

 

 

 

A água é importante também para prevenir problemas, como pedra nos rins, prisão de ventre e desidratação, como lembrou o fisiologista do esporte Paulo Correia.

 

A dica para quem não bebe água é começar devagar, ingerindo pouca quantidade várias vezes ao dia.Para avaliar se o corpo está ou não recebendo água suficiente, a dica é observar a cor da urina - se ela estiver muito amarelada e escura, por exemplo, pode ser que o corpo precise de mais água. Os especialistas alertam, que a primeira urina do dia é sempre mais concentrada, o que não significa que o corpo esteja desidratado. Por isso, é importante observar as mudanças ao longo do dia.

 

PORQUE BEBER MAIS ÁGUA

 

- Previne problemas renais: A matemática é simples, quanto menos água a pessoa ingerir, mais a chance da formação de calculo renal, conhecidas popurlamente como pedra nos rins. Já foi comprovado que a injestão de mais água para quem tem este diagnóstico, reduz em mais de 50% o risco de tê-lo novamente.

 

- Emagrece: A água é essencial para o emagrecimento, visto que elimina toxinas através das fezes e urina, mantendo um equilíbrio no organismo. Outro fator importante, é a confuzão que o nosso corpo faz com fome e sede, assim, ao ingerir água vocêse sentirá saciado por mais tempo.

 

- Previne dores de cabeças e mau humor: A falta de água pode causar dores de cabeça (por isso que sofremos tanto quando estamos de ressaca), vômito, nauseas, diarréia e febre. Estudos comprovam que uma desidratação leve causa mudanças de humor, por isso, nao espere para ficar com sede para beber água, ingira uma média de 2 litros por dias.

 

- Para pele, cabelos e unhas bonitas: A pele é o primeiro orgão a sofrer com a perda de água, a chamada desidratação, que causa a diminuição da textura e elasticidade da pele. Já para as mulheres, beber água também auxilia no combate a celulite.

 

- Prevenir inchaço e retenção de líquido: beber água evita que o organismo retenha o sódio, responsável pelo inchaço.

 

 

DICAS:

- Coloque numa jarra com 2 litros de água folhas de hortelã, rodelas de limão e laranja e conserve na geladeira por algumas horas. Você terá uma fonte de hidratação gostosa, sem calórias e com vitaminas.

 

- Mantenha uma garrafinha de água por perto em casa, no escritório e no carro. - Escolha frutas como a melancia, que é formada por 90% de água.- Beba chá, mas evite o chá preto e as demais bebidas que possuem cafeína, pois neutralizam os benefícios da água no organismo. Opte pelo chá verde, que além de tudo, é antioxidante.

 

- Abuse dos tomates, pois contém muita água na sua composição.

 

- Antes de dormir, escolha uma sopa, preparadas com carnes magras que é também uma excelente fonte de proteína.

 

- Quando for a praia ou passar muito tempo exposto ao sol, beba o dobro de água.

 

E mais uma curiosidade: há trabalhos científicos evidenciando que muitos tratamentos com medicações orais, sobretudo anticoncepcionais, terapia de reposição hormonal e anti-hipertensivos, não alcançam o devido sucesso em virtude da baixa ingestão de água por parte do paciente; isto deve-se tanto à má circulação da substância pelo corpo quanto à má absorção da mesma no intestino, processo este dependente da água como veículo de transporte.

 

 

FONTE:

The Jornal of Nutritionhttp://jotagoncalves.wordpress.com

Bem Estar: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/02/beber-agua-aumenta-sensacao-de-saciedade-e-pode-ajudar-emagrecer.html